Fazer Uma Busca

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Celulíte

O que é?

A celulite resulta da acumulação de gordura nas camadas superficiais da pele causando o conhecido efeito “casca de laranja”. Este problema afeta a maioria das mulheres e não é exclusivo de pessoas com excesso de peso. Investigações recentes mostram que pode haver uma predisposição familiar para a celulite, relacionada com os níveis de estrogênio, uma hormônio feminino.

Numa hipoderme saudável, a gordura existente está perfeitamente compartimentada nos tecidos e a pele apresenta uma textura lisa. Uma rede capilar bem estruturada fornece ao tecido adiposo o oxigênio e os nutrientes necessários e permite uma eficiente remoção de toxinas. Em tecidos com problemas a rede capilar fica alterada assim como a rede de fibras de colágeno. Este processo irá dar origem ao aparecimento de celulite. Os fatores que potenciam o aparecimento de celulite incluem mudanças físicas e fisiológicas que possam produzir problemas capilares e circulatórios nos tecidos superficiais da pele. Pensa-se que esta camada seja enfraquecida pelos estrogênios e que devido a isso perca grande parte do seu colágeno. A estrutura do tecido fica alterada, a remoção de toxinas torna-se muito difícil, e a gordura existente deixa de poder ser utilizada como fonte de energia. Como resultado a massa gorda expande-se para a pele causando o efeito inestético de ondas e de covas característico da celulite.


Quais as causas?

Alguns fatores contribuem para o desenvolvimento da celulite:
• Excesso de ingestão de fritos, álcool e doces;
• Tabaco;
• Stress;
• Problemas de circulação;
• Falta de exercício;
• Ingestão insuficiente de água;
• Mudanças nos níveis hormonais (como as que ocorrem por exemplo durante a gravidez).

Agora vamos saber o que realmente funciona para acabar com esse aspecto "casca de laranja".

Exercícios:

Agachamento:

Posição inicial:
Em pé, com joelhos semiflexionados, quadril encaixado, pés paralelos na largura dos ombros.
Execução:
1. Desça o quadril para trás até os joelhos aproximarem de 90° (como se fosse sentar numa cadeira), mantenha a posição dos joelhos atrás da linha da ponta dos pés. A coluna deve permanecer direita, inspire durante o movimento
2. Retorne à posição inicial, mantendo os joelhos alinhados com os pés, Expire durante o movimento.

Leg Press:

Posição inicial:
Sentado no aparelho (Leg Press), costas apoiadas no banco, posicionar os pés paralelos, com os joelhos em 90°.
Execução:
1. Empurre a base do aparelho para frente, até que os joelhos atinjam uma extensão quase completa
2. Volte à posição inicial mantendo os joelhos na mesma linha dos pés, inspire o ar.

Flexão:

Posição inicial:
Deitado ou em pé (dependendo da máquina), apoiar a parte posterior final do tornozelo no suporte do aparelho.
Execução:
1. Empurrar a sobrecarga trazendo o calcanhar em direcção ao glúteo e expirando o ar.
2. Retornar até que os joelhos atinjam uma extensão quase completa. Inspire durante o movimento.


Glúteo:

Posição inicial:
Ficar em quatro apoios, com a coluna vertebral paralela ao solo.
Execução:
1. Estender uma das pernas até que ela fique paralela ao solo. Manter a posição por 8 segundos e retornar a posição inicial.
2. Voltar à posição inicial.

Alimentação:

 O que você coloca no prato pode favorecer o acúmulo de gorduras. Por isso, evite doces, massas, frituras e outras fontes de carboidratos simples e gorduras saturadas em excesso. "O refrigerante também é prejudicial, mas por causa da alta quantidade de açúcar, e não do gás", explica a dermatologista Luciana Macedo, diretora médica da Clinique des Arts, de São Paulo.

Um cardápio anticelulite pede saladas, alimentos integrais, frutas e alimentos que aumentam o metabolismo, são os chamados termogênicos, como chá verde, café e condimentos. "Mas vale lembrar que mesmo essas opções termogênicas precisam de moderação no consumo para não provocar ganho excessivo de peso", alerta Luciana.
  Algo muito importante também é a ingestão de água, o  consumo de líquidos, principalmente a água, ajuda a eliminar as toxinas e tratar a celulite. Devemos ingerir ao menos 2 litros de água ao dia. Sucos de frutas orgânicas e água de coco também podem ser alternativas interessantes.

Mas se você tem algum compromisso e não tem tempo de passar por todas essas fases para acabar com a tão indesejada celulite, tente disfarçá-las.
Cremes autobronzeadores não eliminam a celulite, mas ajudam a disfarçar o aspecto dela. "A tonalidade mais escura da pele deixa menos visível o problema", afirma Lucely Lustre. Ganhar uma pele morena por causa da exposição ao sol não é recomendado, já que os raios solares podem aumentar a incidência de câncer de pele e acelerar o aparecimento de rugas. Mesmo com protetor solar, evite ficar muito tempo com o corpo exposto ao sol.



Mas lembrem-se toda mulher deve se aceitar como é. Devemos nos cuidar para nos sentir felizes com nós mesmas e porque não ficar mais bonita para quem estar ao nosso lado? isso faz parte do amor que temos por nós e pelo nosso parceiro. Não deixem que isso seja neurose, cuide-se, ame-se e esteja ao lado de alguém que te ame e te deseje como você é. Espero que tenham gostado da matéria. Até mais e um grande beijo!  



#Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Inovando a Mulher All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates