Fazer Uma Busca

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Refrigerante faz mal a saúde?



FABRICAÇÃO DOS REFRIGERANTES
 
Os ingredientes que compõem a formulação do refrigerante têm finalidades especificas e devem se enquadrar nos padrões estabelecidos: água, açúcar, concentrados, acidulante, antioxidante, conservantes, edulcorantes e dióxido de carbono.
 O processo de fabricação é feito sem qualquer contato manual e sob rigoroso controle de qualidade durante todas as etapas. As embalagens PET tendem a ter menor validade devido a sua maior porosidade frente ao vidro e ao alumínio levando a perda de CO² em menos tempo.

  MALEFÍCIOS DO REFRIGERANTE

 Você já deve ter ouvido falar que o refrigerante faz mal a saúde e acaba com a sua boa forma. Mas quais são realmente os malefícios do refrigerante? Além do seu alto teor de açúcar que eleva o valor calórico da bebida causando celulite e cáries, os compostos presentes no refrigerante como sódio, corantes, acidulantes podem apresentar sérios riscos a saúde do indivíduo a médio e longo prazo. O consumo da bebida pode resultar em inchaço nas pernas, comprometimento do trato gastro intestinal, sensação de "empachamento" durante a refeição, desconforto gástrico, entre outros.
 Além de possuir muitas substâncias artificiais em sua composição o seu valor nutricional é quase nulo. As variações cola em geral possuem uma grande quantidade de fosfato, que em excesso provocam o enfraquecimento dos ossos.
 Os refrigerantes light e zero também são prejudiciais em muitos aspectos, mesmo com o teor de açúcar baixo ou nulo eles contam com uma quantidade de sódio muito maior em sua composição, colaborando para a retenção de líquido e aumentando a pressão arterial.

COMO MEU CORPO REAGE COM O CONSUMO DE REFRIGERANTE?

Primeiros 10 minutos: quando se toma uma lata de refrigerante (350 ml), cerca de 3 colheres de açúcar chegam ao estômago, quantidade que corresponde 100% do que é recomendado diariamente. O doce seria extremo e poderia causar até vômitos, mas isso não acontece devido a presença do ácido fosfórico que reduz esse gosto;

20 minutos depois: O nível de açúcar no sangue está em excesso, forçando uma grande liberação de insulina pelo pâncreas, hormônio que facilita a entrada de energia em nossas células. Como há uma descarga grande de açúcar, ácido fosfórico e inúmeras toxinas, o fígado fica sobrecarregado transformando o açúcar que recebe em gordura;

40 minutos: a absorção da cafeína presente na bebida está completa. As pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar no sangue. Os receptores de adenosina, que controla a energia no organismo, no cérebro são bloqueados para evitar tonturas.;

45 minutos: o corpo aumenta a produção do neurotransmissor dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. Fisicamente é a mesma reação provocada pela heroína. 

50 minutos: o ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, acelerando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina;

60 minutos: as propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina. Agora é garantido que eliminará cálcio, magnésio e zinco, nutrientes essenciais para o funcionamento de vários órgãos, como coração, e ossos. Conforme vai reduzindo a satisfação proporcionada pelo açúcar e cafeína, inicia-se uma queda dos níveis de açúcar no sangue. Você começa a ficar irritadiço ou sonolento. 

  Acho que agora não vai ficar tão difícil trocar o famoso refrigerante por um suquinho natural. Comece aos poucos, vá diminuindo a quantidade consumida e não se esqueça de tomar bastante água para diminuir os malefícios do refrigerante!


                      Então gostaram do post? Dê sua opinião. Você costuma tomar refrigerante todo dia? Vai tentar diminuir? Será que vai ser fácil? Sente-se mal ao ingerir refrigerante?

 Deixe seu comentário aqui em baixo e até a próxima!!!  bjokas  
 
 
#Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Inovando a Mulher All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates